Sabará Químicos e Ingredientes produz e comercializa produtos à base de cloro e dióxido de cloro que tratam 7,6 bilhões de litros de água diariamente

Grupo Sabará apresenta ao mercado novos geradores de dióxido de cloro com fabricação e patente 100% nacional
27 de julho de 2021
Cosanpa assegura qualidade no tratamento de água por meio da complexação (quelação) de ferro
Cosanpa assegura qualidade no tratamento de água por meio da complexação (quelação) de ferro
14 de março de 2022

Dióxido de Cloro é uma das soluções mais eficazes para tratamento seguro da água

A Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará, fabricante e distribuidora de soluções com foco no tratamento de água para consumo humano, animal e industrial, produz e comercializa produtos à base de cloro e dióxido de cloro para tratar 7,6 bilhões de litros de água por dia, volume que equivale à mais de três mil piscinas olímpicas.

Escassez de água potável

É de amplo conhecimento que o planeta apresenta escassez de água potável. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 3% da água do mundo corresponde à água doce. Além disso, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada US$ 1 investido no tratamento da água, são economizados US$ 4,3 em saúde.

Esses dados alertam e evidenciam a importância do acesso à água tratada. No Brasil, ainda existem milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, sendo que a região mais afetada é o Norte do Brasil, com apenas 57% da população abastecida. Para mudar esse cenário, a Sabará Químicos e Ingredientes apresenta produtos à base de cloro e dióxido de cloro como solução para o fornecimento de água de maneira eficiente e com qualidade. “A nossa preocupação é colaborar para reverter essa preocupante realidade, para que, cada dia, mais pessoas tenham acesso ao saneamento básico e água de qualidade. Em 2020, conseguimos atingir, aproximadamente, 46 milhões de pessoas* com acesso à água de qualidade, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde”, afirma Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

*Estimativa com base nos dados do Instituto Trata Brasil, considerando o consumo médio per capita de 165 litros por dia.

Dióxido de Cloro como solução sustentável

O dióxido de cloro é uma das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício, pois apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além do maior controle na formação de trihalometanos (THM’s) e ácidos haloacéticos, compostos relacionados com a morbidade e a mortalidade por câncer.

O Dióxido de Cloro (Diox®), solução fabricada pela Sabará Químicos e Ingredientes na unidade de Santa Bárbara d’Oeste, alia propriedades que o tornam um produto extremamente versátil e de grande atuação por apresentar características únicas: além de ser uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários, como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente, em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente.

Único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina

O uso dessa solução se torna possível devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, que começou a operar em 2019, e transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina.

Para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia, fato que resultou no selo de uso de energia renovável, que certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela CCEE e foi gerada por fontes de energia renovável provenientes do mercado livre de energia, tais como usinas eólicas e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa. O resultado é um dióxido de cloro com elevado grau de pureza e eficácia.

Em 2019, a planta de Santa Bárbara d’Oeste reduziu em 116,51 TON a emissão de CO₂, um dos gases causadores do aquecimento global, o que reforça ainda mais o compromisso do Grupo Sabará com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e o futuro do planeta.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.