Grupo Sabará apresenta ao mercado novos geradores de dióxido de cloro com fabricação e patente 100% nacional

Dióxido de Cloro é uma das mais eficazes soluções para democratização de água tratada e segura para todos
29 de abril de 2021
Sabará Químicos e Ingredientes produz e comercializa produtos à base de cloro e dióxido de cloro que tratam 7,6 bilhões de litros de água diariamente
24 de novembro de 2021

Os modelos são mais compactos e fáceis de operar, sendo que o funcionamento dos geradores ocorre a partir da reação do clorito de sódio e ácido clorídrico, trazendo mais segurança ao processo de geração in-loco

O Grupo Sabará, por meio de sua unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, fabricante e distribuidora de soluções integradas para o tratamento de água e fornecimento de equipamentos, produtos e serviços para o saneamento básico e processos industriais, lança a sua linha de Geradores de dióxido de cloro.

O dióxido de cloro é um composto químico amplamente utilizado no tratamento de água para consumo humano, animal e em processos industriais de empresas de alimentos, bebidas, agropecuária, desinfecção de efluentes, torres de resfriamento e em outras aplicações em que se deseja reduzir os níveis de contaminação. Vale destacar ainda que é umas das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício, pois apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além do maior controle na formação de trihalometanos e ácidos haloacéticos.

“O Grupo Sabará é a única empresa na América Latina que possui uma fábrica de clorito de sódio, localizada em Santa Bárbara D’Oeste, e que favorece toda cadeia de geração de dióxido de cloro. Como resultado, oferecemos mais qualidade em nossos produtos e soluções, além de fazer com que nossos clientes não sofram com a imprevisibilidade de mercado com a importação desse tipo de insumo”, afirma Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

O executivo destaca ainda que o Grupo Sabará foi pioneiro entre as companhias do setor no Brasil ao conquistar a certificação PRODIR (Processo de Distribuição Responsável), um importante atestado de que os processos e produtos químicos seguem as melhores práticas. Também possui as certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, que regem aspectos ligados à qualidade e ao meio ambiente.

Os novos geradores

Para geração do produto in loco, a Sabará Químicos e Ingredientes disponibiliza duas opções de equipamentos: Gerador Série OOW, que é a evolução dos geradores típicos de gabinete e, o Gerador Série UW, que opera de forma submersa, com fabricação e patente 100% nacional. Esses equipamentos apresentam elevado grau de rendimento de produção (acima de 95%), além de contar com um pacote de automação que pode ser flexibilizado de acordo com as necessidades de cada cliente, permitindo assim, maior controle sobre o processo. Podem ser utilizados em sistemas com vazão a partir de 100 L/s e ainda os clientes tem à sua disposição uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes para a instalação, que pode ocorrer de um a três dias, dependendo do nível de configuração a ser realizada.

“Além de serem mais compactos e fáceis de operar, o funcionamento dos geradores ocorre a partir da reação do clorito de sódio e ácido clorídrico. Os reatores operam em vácuo e sem a formação da fase gasosa do ClO2, trazendo ainda mais segurança ao processo de geração in-loco”, complementa Donato.

Gerador de Dióxido de Cloro Série OOW

O Gerador de Dióxido de Cloro Série OOW foi desenvolvido para instalações típicas, com capacidade de produção de 0,5 a 12 kg/h de dióxido de cloro. Vale ressaltar que é possível customizar equipamentos com capacidades superiores a 20 kg/h.

Principais benefícios

  • Não forma cloro livre na geração de dióxido de cloro;
  • Alta concentração no ponto de aplicação, cuja rota de geração é por meio do clorito de sódio e do ácido clorídrico;
  • Processo de geração sem formação de fase gasosa de dióxido de cloro, trazendo elevada segurança ao processo;
  • Produto gerado sob demanda e com ampla faixa de concentração para atender qualquer tipo de aplicação;
  • Rendimento acima de 95%;
  • Sistema de geração e dosagem permitem elevados níveis de automação, trazendo maior tranquilidade aos operadores;
  • Bombas dosadoras de insumos com saída 4 a 20 mA;
  • Painel de comando com interface colorida e diversas configurações personalizáveis para cada necessidade de aplicação, além da possibilidade de acesso remoto ao equipamento;
  • Emissão de relatórios com status de produção e funcionamento;
  • Possibilidade de integração ao sistema supervisório do cliente.

Gerador de Dióxido de Cloro Série UW

O Gerador de Dióxido de Cloro Série UW foi projetado para instalações submersas, por isso, apresenta maior nível de segurança, sem risco de vazamento. Possui capacidade de produção de 0,5 a 12 kg/h de dióxido de cloro. Vale ressaltar que é possível customizar equipamentos com capacidades superiores a 20 kg/h.

Principais Benefícios

  • Não forma cloro livre na geração de dióxido de cloro;
    • Gerador de dióxido de cloro com reator completamente submerso, cuja rota de geração é por meio do clorito de sódio e do ácido clorídrico;
    • Nenhum risco de vazamento para a atmosfera, pois o reator opera dentro da água, preferencialmente na calha;
    • Menor custo de implantação se comparado aos geradores convencionais;
    • Produto gerado sob demanda e com ampla faixa de concentração para atender qualquer tipo de aplicação;
    • Rendimento acima de 95%;
    • Sistema de geração e dosagem permitem elevados níveis de automação, trazendo maior tranquilidade aos operadores;
    • Bombas dosadoras de insumos com saída 4 a 20 mA;
    • Painel de comando com interface colorida e diversas configurações personalizáveis para cada necessidade de aplicação, além da possibilidade de acesso remoto ao equipamento;
    • Emissão de relatórios com status de produção e funcionamento;
    • Possibilidade de integração ao sistema supervisório do cliente.

Sobre a Sabará Químicos: 

A Sabará Químicos e Ingredientes é uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América latina. Focada no desenvolvimento de tecnologias específicas, oferece soluções capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, e as indústrias garantam o abastecimento de água a grandes populações urbanas e rurais. 

Sobre o Grupo Sabará: 

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.