Brasil é o único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina

O Saneamento básico no Brasil e a importância de soluções químicas para minimizar a contaminação da água
16 de julho de 2019

Brasil é o único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina

Planta de Santa Barbara D’Oeste do Grupo Sabará produz composto químico que pode ser aplicado em diversos mercados

Referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas para as indústrias de nutrição, saúde, beleza e bioenergia, o Grupo Sabará inaugurou recentemente a planta para produção de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d’Oeste/SP, tornando-se a única empresa fabricante do composto químico na América Latina.

O Clorito de Sódio é de fácil manuseio e aplicação, pode ser utilizado em diversos processos nos mais variados mercados. A nova planta visa atender a demanda de diversos setores, entre eles:

  • Sucroalcooleiro: Como precursor para geração de Dióxido de cloro no controle de infecção bacteriana e substituição total ou parcial do ácido sulfúrico nos processos de fermentação. Diminui a contaminação aumentando o rendimento do processo.
  • Alimentos: Como precursor para geração de Dióxido de Cloro aplicado no pós-colheita de frutas e verduras. Eleva o tempo de prateleira dos alimentos, favorecendo o processo de transporte e garantindo que o alimento chegue ao seu destino em melhores condições de consumo.
  • Higiene Pessoal: Usado em formulações de produtos destinados à higiene bucal, como: antissépticos, produtos para clareamento dentário, pasta de dente, entre outros.
  • Tratamento de Água: Utilizado como precursor do Dióxido de Cloro, que age como biocida oxidante no processo de desinfecção primária da água.
  • Couro: Usado nas etapas de branqueamento e tratamento de superfície do couro, para que o mesmo possa receber as fases de acabamento final.
  • Têxtil: Usado no alvejamento das fibras, para que o tecido possa receber o tingimento e acabamento final.
  • Papel e Celulose: Como precursor do Dióxido de Cloro, utilizado na fase de branqueamento da polpa.
  • Metalmecânica: Produto usado como decapante no tratamento de superfície de metais.

A planta de Clorito de Sódio do Grupo Sabará possui todos os processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de oferecer a máxima segurança, produtividade e rendimento. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes renováveis do mercado livre de energia.

Inovação
Único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina, o Grupo Sabará acumula vasta expertise na geração do Dióxido de Cloro (Diox). Com a fabricação do Clorito de Sódio, a empresa atende, duas de suas unidades de negócio: a BioE Integrated Solutions, responsável pelo atendimento dos setores; sucroalcooleiro, indústria de bebidas, couro, têxtil, papel e celulose, mercado de energia, entre outros e a Sabará Químicos e Ingredientes, atuante no segmento de tratamento de água potável e industrial.

Sobre o Grupo Sabará:
O Grupo Sabará possui mais de 60 anos de história e é genuinamente brasileiro. Especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, atua nos mercados de tratamento de águas, com a unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, e de health and personal care, com a Beraca. Já a unidade BioE Integrated Solutions é a responsável pelo setor sucroalcooleiro, indústria de bebidas e mercado de energia, enquanto a Concepta Ingredients atende os segmentos de alimentos, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Premiações do Grupo:
Desde 2013, o Grupo Sabará foi reconhecido por suas ações de sustentabilidade em premiações como o Prêmio FINEP, Prêmio ECO-AMCHAM, III Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e XII Prêmio LIF de Sustentabilidade. Também ganhou o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial para a América Latina como “Empresa Destaque de Crescimento Global” (Global Growth Company Award, World Economic Forum), devido ao seu comprometimento com a inovação e o desenvolvimento sustentável, econômico e social. Outra conquista do Grupo foi a premiação pela Apex Brasil devido à sustentabilidade nas exportações brasileiras.
O Grupo Sabará também recebeu os prêmios do Guia Exame de Sustentabilidade, como a empresa mais sustentável do setor Químico no Brasil, da Revista Época ‘Empresa Verde’, da Revista IstoÉ Dinheiro ‘Empresas do Bem’, além dos prêmios Green Project Award e ODM Brasil.